O Desenho Universal está conceituado no Decreto n°5.296, 2004, como a “concepção de espaços, artefatos e produtos que visam atender simultaneamente todas as pessoas, com diferentes características antropométricas e sensoriais, de forma autônoma, segura e confortável, constituindo-se nos elementos ou soluções que compõem a acessibilidade.”
Para se atender o Desenho universal existem sete princípios que devem ser adotados em planejamento de projetos e execução de obra de qualquer município, a saber:
Que possa ser usado por diversas pessoas;
Que atenda a uma grande parte de preferências e habilidades das pessoas;
Que possibilita que seu uso seja de fácil compreensão;
Que seja redundante e legível quanto a apresentações de informações para pessoas com diferentes habilidades;
Que possibilita que se minimizem os riscos e consequências adversas de ações acidentais ou não intencionais na utilização do ambiente ou elemento espacial;
Deve oferecer condições de ser usado de maneira eficiente e confortável, com o mínimo de fadiga muscular do usuário;
Dimensão e espaço para aproximação e uso: diz que o ambiente ou elemento espacial deve ter dimensão e espaço apropriados para aproximação, alcance, manipulação e uso independentemente de tamanho de corpo, postura e mobilidade do usuário.
Icones Créditos:
https://www.yilin.ca/universaldesigncampaign
Os conceitos design ou arquitetura inclusiva e seus equivalentes, como design para todos, design para a diversidade, acessibilidade ao meio físico e desenho universal, deveriam ser mais utilizados nas áreas de construção civil, desenho industrial e urbanismo. E seus profissionais capacitados para executar projetos afinados com esses conceitos.
Num primeiro momento, seria importante trazer à luz e discutir o conceito de desenho universal. Isso porque a criação de ambientes e produtos que possam ser usados por todas as pessoas na sua máxima extensão possível, prevista por ele, ainda não é muito difundida em nosso país. Torna-se necessário enfatizar a discussão sobre esse tema nas universidades, a fim de aumentar a conscientização de docentes e estudantes sobre as questões relacionadas à acessibilidade.